HIDRATAÇÃO NO VERÃO: COMO EVITAR QUE BEBÊS E CRIANÇAS SE DESIDRATEM?
- Padaria dos Bebês
- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
O verão pode fazer com que os pequenos percam mais líquidos, e assim se desidratem. Conheça aqui diferenças formas de hidratar a criançada!

Nessa estação do ano tão deliciosa que é o verão, que possibilita passeios ao ar livre, idas à praia ou simplesmente colocar uma roupa mais fresca, é preciso também estar atenta a outros fatores – sendo um deles a hidratação dos bebês!
Isso mesmo: com o calor característico dessa época, é preciso estar de olho na quantidade de líquidos que o bebê ou criança está ingerindo, para assim evitar uma possível desidratação.
Quer entender mais sobre as necessidades de consumo de água de diferentes idades, e ainda conhecer diferentes opções de hidratação?
Então continue aqui com a gente que vamos contar um pouco mais sobre esse assunto tão essencial para a saúde de bebês e crianças!
SINAIS DA DESIDRATAÇÃO
Quando falamos de crianças, é preciso lembrar que ao contrário dos adultos, eles raramente vão pedir por água. Quanto aos bebês, nem sempre choram imediatamente quando a sede vem. Por isso, é necessário que pais e cuidadores estejam atentos à hidratação dos pequenos.
Para facilitar, conheça aqui alguns dos sinais de que o bebê ou a criança pode estar desidratada: 1
- Boca seca
- Urina em menor quantidade, ou muito concentrada
- Prostração
- Dores de cabeça
- Choro sem lágrimas
- Aprofundamento da moleira (em bebês)
Ao notar um ou mais desses sintomas, vale caprichar na oferta de água e outras opções de hidratação que vamos trazer um pouco mais à frente. Se necessário, também converse com o pediatra para entender se trata-se de uma desidratação mais grave, ok?
MAS QUANTO UM BEBÊ OU CRIANÇA PRECISA CONSUMIR DE ÁGUA?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essas são as quantidades diárias ideais de consumo de água para bebês e crianças: 2

Como você pode ver nessa tabela, a água ou sucos (naturais, de preferência) não são as únicas opções de hidratação para bebês (que não estão em aleitamento materno exclusivo) e crianças.
Então se você quer aproveitar e diversificar as formas de manter seu bebê ou criança hidratada no calor, veja abaixo algumas opções que preparamos aqui para você!

Agora que você já sabe diferentes jeitos de manter seu pequeno hidratado, vale caprichar na oferta de líquidos e assim curtir tudo o que o verão pode oferecer com saúde e disposição!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Hospital do Coração (HCor). Saiba como prevenir desidratação infantil no verão. Disponível em https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/saiba-como-prevenir-desidratacao-infantil-no-verao/. Acesso em Janeiro/23.
2. Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018. 172 p.
Comments