Dica de app: The Wonder Weeks
- Gabi Fugulin
- 2 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Vira e mexe ficamos na dúvida: é dente? É salto de desenvolvimento? É sono? É fome? Esse app ajuda muito o nosso dia-a-dia!

Descobri esse aplicativo logo no comecinho da minha primeira gravidez, em 2016 e olha... foi uma mão na roda, rs!
O app The Wonder Weeks (ou Semanas Maravilhosas, em português) pede a DPP do bebê (não a data do parto, e sim a data prevista, aquela que completaria as 40 semanas, mesmo que o bebê tenha nascido antes ou depois dessa data) e a partir dela calcula os saltos de desenvolvimento. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da área, e também existe um livro sobre esses mesmos saltos. O app, porém, é mais dinâmico e objetivo. Ótimo para essa fase que precisamos de soluções práticas.
É bem prático consultar cada fase e o que acontecerá em cada uma. Ele indica os sintomas do bebê, os aprendizados e desafios. Para pais e bebê. Dá também para sincronizar com o celular e o salto automaticamente entra no calendário te avisando próximo da data!
Eu amei. Usei na época do Ben e agora uso na do Dom. Ajuda muito a nos planejarmos mentalmente e psicologicamente para o que está por vir. Sabemos que aqueles choros, grudes aparentemente eternos, pedidos de colo incessantes, sono interrompido, etc, são somente a cabecinha dos nossos bebês numa velocidade insana, deixando nosso baby maluquinho porque já já vira uma grande e nova conquista - andar, rolar, sentar, pegar o pézinho, a mãozinha, dar tchau, bater palma, brincar, entender palavras, reconhecer pessoas, etc. É muito maravilhoso conseguir linkar esse preparo físico e mental do bebê às conquistas de desenvolvimento que surgem em seguida.
E com isso vem também um alívio de "já já passa, ele só está processando tantos aprendizados, apresentará um salto de desenvolvimento em alguns dias, e tudo voltará ao normal".
O app cobre os saltos até os 18 meses de vida fora da barriga, que são os mais frequentes em menos tempo. Depois dessa idade continuam tendo saltos, mas são mais espaçados e estamos mais treinadas a perceber já, rs.
Por fim, é importante lembrar que os dias exatos que o calendário do app mostra são uma média dos bebês acompanhados nas pesquisas. Não significa que será exatamente naquele dia com o seu bebê. Pode ser que com o seu bebê comece uns dias antes ou uns dias depois. Mas é legal acompanhar para ter uma base de quando está próximo de começar.
Depois me contem o que acharam!
Bj, Gabi
PS: o app está disponível na Apple Store e do Google Play.
Comments